\documentclass{article} \usepackage[latin1]{inputenc} \usepackage{fullpage} \begin{document} \begin{itemize} \section*{Communications} \subsection*{Oral} \item[1] ``A Aprendizagem baseada em Projetos como estratégia didática no ensino e aprendizagem do Coletor Solar na disciplina de Física e Química A.'', Esperança, T., XX Encontro Nacional de Educação em Ciências - VI International Seminar on Science Education - Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal) (2024). \item[2] ``Sol para Todos - Análise de dados reais em sala de aula.'', Esperança, T., II Encontro Internacional da Casa das Ciências, Porto, 14 a 16 de Julho Instituto Superior de Engenharia do Porto (Porto, Portugal) (2014). \item[3] ``Sunforall - Scientif tool for classroom'', Esperança, T., Discover the COSMOS-GHOU International Conference on “eInfrastructures for an Engaging Classroom (Ellinogermaniki Agog, Grécia) (2013). \item[4] ``Mechanical waves and sound in the 8th grade - Promoting inquiry'', Esperança, T., ICPE-EPEC 2013: The International Conference on Physics Education (Praga, República Checa) (2013). \item[5] ``Science at School at a Distance of a Click'', Esperança, T., The World Conference on Physics Education (Istambul, Turquia) (2012). \item[6] ``Som no 8º ano – Atividades Laboratoriais de Física numa perspectiva Inquiry. Um estudo piloto.'', Esperança, T., FÍSICA 2012 - 22º Encontro Ibérico para o Ensino da Física Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal) (2012). \subsection*{Poster} \item[7] ``Avaliação Crítica das Atividades Práticas e de Laboratório no Ensino de Física: Um Estudo Longitudinal do 3º Ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário, considerando o Impacto da Pandemia de COVID-19 e das Escolhas Opcionais'', O. Simões, J.\,C.\,S. Manaia, T. Esperança, XX Encontro Nacional de Educação em Ciências VI International Seminar on Science Education (2024). \item[8] ``Non-formal activities in nanotechnology area for increasing students’ motivation. EDULEARN23 – 15th International Conference on Education and New Learning Technologies'', T. Esperança, S. Nunes, Trabalho apresentado em EDULEARN23 – 15th International Conference on Education and New Learning Technologies (2023). \item[9] ``Development of students’ inquiry skills and of their teachers’ action research attitudes: sound in 8th grade'', M.\,J. Almeida, T. Esperança, P. M. Gordo, Trabalho apresentado em 2nd WCPE, World Conference on Physics Education (2016). \item[10] ``Aprendizagens negativas sobre o som'', T. Esperança, M. J. B. M Almeida, P. M. Gordo, Trabalho apresentado em Física 2016 - 20ª Conferência Nacional de física e 26º Encontro Ibérico para o ensino da física (2016). \item[11] ``Inquiry for lower secondary school students and their teachers: “Sound”'', T. Esperança, M. J. Almeida, P. M. Gordo, Trabalho apresentado em Hope Annual Forum (2015). \item[12] ``Som no 8º ano - perspetiva inquiry e reflexão em ação'', T. Esperança, M. J. B. M Almeida, P. M. Gordo, Trabalho apresentado em Física 2014 - 19ª Conferência Nacional de física e 24º Encontro Ibérico para o ensino da física. (2014). \item[13] ``O Sol é mesmo para Todos'', T. Esperança, J. Fernandes, Trabalho apresentado em Física 2014 - 19ª Conferência Nacional de física e 24º Encontro Ibérico para o ensino da física. (2014). \item[14] ``Experimental Stations to Play with Sound: 8th Grade'', T. Esperança, M. J. B. M. Almeida, P. M. Gordo, Trabalho apresentado em Discover the COSMOSGHOU International Conference on “e-Infrastructures for an Engaging Classroom”, Volos, Greece. (2013). \item[15] ``Sol para todos - uma ferramenta para as aulas de física'', A. Almeida, T. Esperança, J. Fernandes, M. Pascoal, S. Pereira, Trabalho apresentado em FÍSICA 2012 - 22º Encontro Ibérico para o Ensino da Física. (2012). \item[16] ``Emodelação do espetroheliógrafo do Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra na era analógica (1926 – 2007)'', A. Garcia, J. Fernandes, T. Esperança, Trabalho apresentado em 3.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia CEHFCi. Universidade de Évora. (2012). \item[17] ``Interdisciplinaridade no Ensino das Ciências Físico-Químicas e Naturais - Análise de manuais escolares e das Orientações Curriculares do Ensino Básico'', T. Esperança, A. Gonçalves, M. J. B. M. Almeida, C. Gomes, Trabalho apresentado em Workshop nº4, do Projeto FSE/CED/83453/2008 “Otimização do Ensino das Ciências Experimentais” (2010). \section*{Thesis} \subsection*{PhD thesis} \item[18] ``Estações Experimentais em Sala de Aula para a Aprendizagem Investigativa do Som no 8º ano'', Telma Henriques Esperança, Doutoramento em Ensino das Ciências, Ramo de Ensino da Física (2019). \end{itemize} \end{document}